Psicóloga Clínica CRP 06/182790
Do que se trata (n)a psicoterapia?
Head of a Woman de Egon Schiele, 1908.
Diversos assuntos, vivências e inquietações podem levar alguém a procurar um psicólogo ou psicanalista. E, dada esta procura, falamos sobre o que levou este alguém até o consultório - físico ou online. Do mesmo modo, falamos sobre o que pode ser relevante para quem procura falar.
O que inicialmente é entendido como ansiedade ou pânico passa a poder ser pensado por outros ângulos. Além disso, sofrimentos advindos da depressão, da ansiedade, do burnout e de outros diagnósticos, na psicoterapia, ganham espaço para serem pensados e, então, transformados em algo diferente. Afinal, o quanto você quer saber sobre si? E o quanto você precisa saber sobre si para, enfim, sofrer menos?
Tudo aquilo que toca o sujeito pode ser pensado no cenário da terapia.
Como psicóloga orientada pela psicanálise, trabalho nas sessões por meio da associação livre dos pacientes. As sessões são um convite à fala. Fale, mesmo que pareça incompreensível. Fale, mesmo que pareça sem sentido. O sentido, nós o buscamos depois. Fale, mesmo que cause vergonha, ou que, por algum motivo, você não queira dizer.
O que não pode ou não teve condições de ser dito - em alguns casos, ouvido - costuma cobrar seu preço. Após dizer, ser escutado e poder se ouvir, é facilitado escolher o que fazer - consigo, com isso que lhe aconteceu, com aquilo, com o outro.
Ademais, atendo adolescentes e adultos.